

Estúdio - entendendo a luz e as sombras
![]() A luz sem direção espalhou por todo o estúdio, diminuindo o contraste. As sombras ficaram duras. A intensidade da luz sobre o tema principal foi relativamente baixa (f13). A cor resultante da exposição à luz do flash sem acessórios utilizei com controle para avaliar a luz emitida pelo flash com os outros acessórios. | ![]() Muito utilizado na iluminação de moda, proporcionou contraste mediano. As sombras ficaram suaves. A intensidade da luz sobre o tema principal foi relativamente baixa (f13). Como o fundo do acessório é branco e não prata ou metálico, a luz ficou mais quente, menos azulada em relação ao flash sem acessórios. | ![]() A sombrinha com fundo prata proporciona um efeito parecido com o Beauty Dish, mas com uma área de reflexão maior proporcionou o menor contraste entre os acessórios e a sombra mais suave. A intensidade da luz sobre o tema principal foi a mais baixa dentre os acessórios, junto com o soft box (f10). A temperatura da cor ficou relativamente mais fria que o flash sem acessório, porque tem revestimento prateado. |
|---|---|---|
![]() Espalhando pouca luz no estúdio e muito concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste, mas com sombras suaves. A intensidade da luz sobre o tema principal foi a mais baixa dentre os acessórios (f10), junto com a sombrinha de fundo prata. Refletiu a luz mais azulada, ou seja, mais fria, em relação ao flash sem acessórios. O revestimento interno é prateado. | ![]() Espalhando mediamente a luz no estúdio e muito concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste semelhante ao do soft box, mas com sombras mediamente duras. A intensidade da luz sobre o tema principal foi a mais alta dentre os acessórios (f22). Relativamente ao flash sem acessório, refletiu uma temperatura de cor mediana, nem muito quente e nem muito fria. O revestimento interno é metálico. | ![]() Espalhando mediamente a luz no estúdio e muito concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste, mas com sombras duras. A intensidade da luz sobre o tema principal foi alta (f18). Relativamente ao flash sem acessório, refletiu uma temperatura de cor mediana, nem muito quente e nem muito fria. O revestimento interno é metálico. |
![]() Espalhando pouca luz no estúdio e a mais concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste, mas com sombras muito duras. A intensidade da luz sobre o tema principal foi alta (f18). Relativamente ao flash sem acessório, refletiu uma temperatura de cor mediana, nem muito quente e nem muito fria. O revestimento interno é metálico. | ![]() Espalhando pouca luz no estúdio e muito concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste, mas com as sombras mais duras dentre todos os acessórios testados. A intensidade da luz sobre o tema principal foi relativamente baixa (f13). Em comparação com o flash sem acessório, refletiu uma temperatura de cor mediana, nem muito quente e nem muito fria. O revestimento interno é preto. |
Com o objetivo de buscar melhor entendimento sobre os equipamentos de estúdio e analisar o comportamento da luz emita por eles, realizei testes com o flash e diversos acessórios diferentes.
A metodologia consistiu, primeiramente, em posicionar o flash e os acessórios a uma distância de aproximadamente sessenta centímetros de um fundo branco fosco e disparar para observar o comportamento da luz. Nesse caso o flash foi disparado sempre com a mesma potência.
No segundo teste, posicionei os mesmos acessórios a uma distância de aproximadamente um metro de um boneco e realizei disparos com os mesmos acessórios. Em cada disparo o fotômetro foi utilizado objetivando medir a exposição correta para cada acessório. Como a distância do tema principal foi mantida, cerca de um metro, é possível verificar o quanto a luz perdeu ou ganhou força em cada acessório e também as diferenças na cor, porque a temperatura foi configurada para 5500k. As informações de cada exposição estão relacionadas nas fotos abaixo.
Outro aspecto importante a ser observado é o comportamento das sombras e luz sobre o tema. É possível entender quais são os acessórios que produzem maior contraste, dureza ou suavidade.
Acessórios utilizados:
-
Refletor beauty dish de 460mm (fundo branco) da Incoflash
-
Refletor para colmeia de 170mm (fundo metálico) com barndoor de quatro abas da Incoflash
-
Colmeia de 166mm da Incoflash
-
Refletor parabólico de 230mm (fundo metálico) da Incoflash
-
Snoot 170x100x145mm sem colmeia da Incoflash
-
Sombrinha prata de 960mm e capa branca inferior da Incoflash
-
Softbox 600x900mm (fundo prata) com recuo e colmeia da Incoflash
-
Flash Compacto Pro 2 da Incoflash
-
Espero que as informações e imagens disponíveis nessa postagem ajudem na montagem de esquemas de iluminação e na elaboração das estratégias para utilização dos acessórios.
55 61 8419-1921







