A luz sem direção espalhou por todo o estúdio, diminuindo o contraste. As sombras ficaram duras. A intensidade da luz sobre o tema principal foi relativamente baixa (f13). A cor resultante da exposição à luz do flash sem acessórios utilizei com controle para avaliar a luz emitida pelo flash com os outros acessórios.
Muito utilizado na iluminação de moda, proporcionou contraste mediano. As sombras ficaram suaves. A intensidade da luz sobre o tema principal foi relativamente baixa (f13). Como o fundo do acessório é branco e não prata ou metálico, a luz ficou mais quente, menos azulada em relação ao flash sem acessórios.
A sombrinha com fundo prata proporciona um efeito parecido com o Beauty Dish, mas com uma área de reflexão maior proporcionou o menor contraste entre os acessórios e a sombra mais suave. A intensidade da luz sobre o tema principal foi a mais baixa dentre os acessórios, junto com o soft box (f10). A temperatura da cor ficou relativamente mais fria que o flash sem acessório, porque tem revestimento prateado.
Espalhando pouca luz no estúdio e muito concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste, mas com sombras suaves. A intensidade da luz sobre o tema principal foi a mais baixa dentre os acessórios (f10), junto com a sombrinha de fundo prata. Refletiu a luz mais azulada, ou seja, mais fria, em relação ao flash sem acessórios. O revestimento interno é prateado.
Espalhando mediamente a luz no estúdio e muito concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste semelhante ao do soft box, mas com sombras mediamente duras. A intensidade da luz sobre o tema principal foi a mais alta dentre os acessórios (f22). Relativamente ao flash sem acessório, refletiu uma temperatura de cor mediana, nem muito quente e nem muito fria. O revestimento interno é metálico.
Espalhando mediamente a luz no estúdio e muito concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste, mas com sombras duras. A intensidade da luz sobre o tema principal foi alta (f18). Relativamente ao flash sem acessório, refletiu uma temperatura de cor mediana, nem muito quente e nem muito fria. O revestimento interno é metálico.
Espalhando pouca luz no estúdio e a mais concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste, mas com sombras muito duras. A intensidade da luz sobre o tema principal foi alta (f18). Relativamente ao flash sem acessório, refletiu uma temperatura de cor mediana, nem muito quente e nem muito fria. O revestimento interno é metálico.
Espalhando pouca luz no estúdio e muito concentrada sobre o tema principal, proporcionou grande contraste, mas com as sombras mais duras dentre todos os acessórios testados. A intensidade da luz sobre o tema principal foi relativamente baixa (f13). Em comparação com o flash sem acessório, refletiu uma temperatura de cor mediana, nem muito quente e nem muito fria. O revestimento interno é preto.
Com o objetivo de buscar melhor entendimento sobre os equipamentos de estúdio e analisar o comportamento da luz emita por eles, realizei testes com o flash e diversos acessórios diferentes.
A metodologia consistiu, primeiramente, em posicionar o flash e os acessórios a uma distância de aproximadamente sessenta centímetros de um fundo branco fosco e disparar para observar o comportamento da luz. Nesse caso o flash foi disparado sempre com a mesma potência.
No segundo teste, posicionei os mesmos acessórios a uma distância de aproximadamente um metro de um boneco e realizei disparos com os mesmos acessórios. Em cada disparo o fotômetro foi utilizado objetivando medir a exposição correta para cada acessório. Como a distância do tema principal foi mantida, cerca de um metro, é possível verificar o quanto a luz perdeu ou ganhou força em cada acessório e também as diferenças na cor, porque a temperatura foi configurada para 5500k. As informações de cada exposição estão relacionadas nas fotos abaixo.
Outro aspecto importante a ser observado é o comportamento das sombras e luz sobre o tema. É possível entender quais são os acessórios que produzem maior contraste, dureza ou suavidade.
Acessórios utilizados:
Refletor beauty dish de 460mm (fundo branco) da Incoflash
Refletor para colmeia de 170mm (fundo metálico) com barndoor de quatro abas da Incoflash
Colmeia de 166mm da Incoflash
Refletor parabólico de 230mm (fundo metálico) da Incoflash
Snoot 170x100x145mm sem colmeia da Incoflash
Sombrinha prata de 960mm e capa branca inferior da Incoflash
Softbox 600x900mm (fundo prata) com recuo e colmeia da Incoflash
Flash Compacto Pro 2 da Incoflash
Espero que as informações e imagens disponíveis nessa postagem ajudem na montagem de esquemas de iluminação e na elaboração das estratégias para utilização dos acessórios.